Vinil Autocolante RecortadoVinil autocolante de recorte é uma película plástica, flexivel, com adesivo em uma das faces, com um suporte em papel espesso e estável. É um material especialmente concebido para ser recortado em plotter de recorte. Estas máquinas têm, entre outras características, uma lâmina que recorta o vinil de acordo com o que foi desenhado previamente no computador.

Figuras que podem ser recortadas em vinil:

- Pode ser recortada qualquer figura que possa ser convertida em linhas de contorno: letras, formas geométricas, silhuetas, etc. De qualquer forma deve-se ter sempre em conta que é necessário enviar para a máquina um desenho vectorial para a produção de Vinil Autocolante Recortado.

Dimensões que podem ser recortadas em vinil:

- A largura máxima será o da boca da máquina, temos uma máquina de 0,60 m e outra de 1,35 m, no entanto também existe a limitação da largura do material. Normalmente o vinil tem largura máxima 1,20 m e o vinil de impressão digital 1,35m.

- O comprimento poderá ir até alguns metros, depende da complexidade da figura que se pretende recortar.

- O tamanho mínimo também é uma limitação, pois elementos muito pequenos podem ser impossíveis de recortar.

Materiais que podem ser recortados em vinil:

Existem vinis com muitas caracteristicas diferentes, mas para além destes, existem outros materiais que podem ser recortados com este processo:

- vinil autocolante monomérico: o mais económico. Usado para interiores, campanhas promocionais.

- vinil autocolnate polimérico: vinil de boa qualidade. Usado em decoração de viaturas, montras, etc.

- vinil autocolnate cast: vinil de melhor qualidade. Tem maior elasticidade e estabilidade. Usado em formas irregulares e aplicações de longa duração, por exemplo decoração completa de viaturas.

- autocolante reflector: película que reflecte a luz que lhe incide. Usado em sinais de trânsito, faixas reflectoras de viaturas.

- autocolante fluorescente: o material fluorescente fornece um acréscimo de visibilidade durante o dia.

- autocolante fotoluminescente: o material fotoluminescente absorve a luz a que está sujeito. Quando a luz se apaga emite a luz acumulada. Usado em sinalética de emergência.

- autocolante máscara: películas apropriadas para servir de máscara de pintura ou películas para máscara de gravação a jato de areia.

- vinil translúcido: vinil que permite a passagem da luz, sem ser transparente. Usado para reclamos luminosos.

- vinil transparente: vinil que permite a visibilidade para o outro lado. Usado em decoração de vidros.

- vinil fosco: vinil que imita o efeito do vidro foscado com jato de areia. Muito usado para divisórias e montras de vidro, quando se pretende cortar a transparência e manter luminusidade.

- vinil prateado ou dourado: vinil usado para decorações em que se pretende o efeito ouro ou prata.

- termo-transfer: pelicula que pode ser recortada em ploter e que se destina a ser aplicada em têxteis por transferência térmica.

- vinil com impressão digital: pode-se combinar a impressão digital com o recorte. Desta forma é possível uma variedade grande de produtos: imagens recortadas para aplicação em montras ou viaturas, etiquetas autocolantes para rótulos, figuras para decoração de paredes, logótipos autocolantes, etc.